quarta-feira, 17 de junho de 2015

Anatomia da Face - parte I


O formato do rosto é um somatório de várias estruturas faciais. A primeira e mais profunda é a estrutura óssea. Na face são 14 ossos ao todo (1 Mandíbula, 1 Vômer, 2 Zigomáticos, 2 Maxilas, 2 Palatinos, 2 Nasais, 2 Lacrimais e 2 Conchas Nasais Inferiores). Na parte inferir central, a Mandíbula faz a protrusão do queixo (mento); lateralmente, o corpo da mandíbula é mais forte nos homens e mais delicado nas mulheres. O ângulo da mandíbula depara o corpo do ramo, subindo em direção ao lóbulo da orelha. Na parte central da face temos a Maxila, unida medialmente com os ossos nasais e lateralmente com o Zigoma, formando a conhecida “maça” do rosto. A maxila e a mandíbula formam a oclusão dentária. Essa oclusão é normal quando os dentes superiores ultrapassam discretamente os inferiores. O Retrognatismo é quando os dentes inferiores são muito retraídos deixando o queixo curto. Já o Prognatismo é quando os dentes inferiores ultrapassam os superiores. Nesses casos  podem ser usados aparelhos ortodônticos, ou cirurgias ortognáticas estéticas. O nariz tem o seu terço superior formado pelos ossos nasais e lacrimais, que formam a pirâmide nasal, juntamente com o Processo Frontal da Maxila. Esses ossos podem ser mais altos ou largos,  quando pode ser indicada a Rinoplastia com fratura. O terço superior da face é formado pelo osso Frontal, que se une com os demais ossos da calota craniana. O rebordo orbitário é onde ficam os olhos, sendo formado, principalmente, pelo osso Frontal, Zigoma e Maxilar. A calota craniana (crânio) é formada por oito ossos (2 Temporais, 2 Parietais, 1 Esfenóide, 1 Occipital, 1 Frontal e 1 Etmóide) localizados na porção superior, lateral e posterior da cabeça.
Acima dos ossos nós temos os músculos responsáveis pela expressão facial, são os únicos que não apresentam bainhas faciais. Na parte superior se estendendo paralelamente até a nuca temos o músculo Occipito-frontal que movimenta o couro cabeludo (escalpo). Na mímica dos olhos, com relação as sobrancelhas, temos o Corrugador do supercílio que eleva, o Depressor que deprime e o Prócero que aproxima os supercílios. O Orbicular dos olhos fecha as pálpebras. O músculo Nasal movimenta as asas do nariz. Os Zigomáticos Maior e Menor movimentam os lábios e também o nariz.
Um conjunto de músculos fundamentais são os da mastigação, o Temporal fecha a boca e retrai a mandíbula; o Masseter também fecha a boca. O Bucinador que forma as bochechas empura o alimento de volta aos dentes, auxiliando de forma indireta na mastigação. O sorriso e os movimentos do lábio são determinados pelos: Risório de Santorini, Depressor do ângulo da boca, Elevador do ângulo da boca, Levantador do lábio superior, Depressor do lábio inferior e o Orbicular da boca.
Platisma é um músculo que abrange toda parte anterior do pescoço, e comunica-se com a face através de uma estrutura vestigial, o SMAS (superficial muscle aponeurotic system). Muito alterado com o envelhecimento facial. No pescoço ele torna-se flácido formando as Bandas Platismais (aquele pescoço de “Peru”). Já o SMAS sofre uma descida na lateral da face, originando a chamada “Bochecha de Buldogue”. Os dois sempre são tratados quando é feita a cirurgia da face (Ritidoplastia).
No entanto, a nossa face a formada por muito mais do que ossos e músculos. No tecido sub-cutâneo e na pele é onde encontramos as maiores alterações. E onde podemos interferir mais em prol da beleza.


BIBLIOGRAFIA SOBOTTA, J./ Becher, H./ Werneck, Wilma Lins. Atlas de anatomia humana, v. 1, 20ª Ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2001.

ARTE: Damien Hirst's Exquisite Pain.


Nenhum comentário:

Postar um comentário