domingo, 31 de maio de 2015

ENVELHECIMENTO FACIAL PARTE II

Para alguns, as rugas são sinais de experiência e maturidade, mas para grande maioria das pessoas, principalmente as mulheres, são apenas sinal de envelhecimento da pele. Aprender que o corpo e a mente envelhecem é diferente. A atitude diante do envelhecimento é uma reação que pode ser positiva ou negativa. A reação positiva é feita com uma diminuição no ritmo de trabalho, mas nunca parar totalmente. Aprender que o metabolismo do corpo é diferente, e que a mente não tem o mesmo poder de aprendizado. Logo, a mente e o corpo têm que ser estimulados, eles não podem parar.
Da mesma maneira é a estética facial. As rugas são uma somatória de todos os anos de exposição ao sol e as intempéries do tempo, mas elas não são sinais de experiência. O envelhecer com dignidade é uma atitude positiva, não é voltar a ter vinte anos, é cuidar bem da mente, do corpo e da estética. E o tratamento da pele começa com a PREVENÇÃO, e desde cedo.

Os cuidados com a pele são cinco. Primeiro, a PROTEÇÃO SOLAR. A história começa desde cedo, quando ainda somos crianças e nos expomos ao sol sem nenhuma proteção. Aquele bronzeado que todos acham bonito irá após muitas exposições causar danos irreversíveis na pele, e que só irão se manifestar na idade adulta, sendo este um dos principais causadores do envelhecimento. Os raios ultravioletas do sol são responsáveis pelo fotoenvelhecimento (Actínico) e devem ser combatidos com a prevenção ( não se expor ao sol) e a foto proteção ( protetores físicos e químicos).
O segundo cuidado é a HIDRATAÇÃO. Os fatores externos como vento, frio, maquiagens podem levar a uma desidratação da pele, ressecando e acentuando as rugas. A hidratação deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, ou após o banho. E não apenas na face, mas em todo corpo, mãos, pés etc.
O terceiro item é a EXFOLIAÇÃO. As células da pele, com a idade, vão se acumulando em uma camada superficial de células mortas, que formam rugas finas e diminuem a elasticidade de pele. A exfoliação é feita de três formas: física, química e mecânica. São os chamados “Pellings” que irão retirar está camada superficial e estimular uma nova pele, mais jovem e viscosa. São usados Ácidos, Lasers e produtos abrasivos para fazer este “pelling”.
A TONIFICAÇÃO é o quarto cuidado. Para estimular a formação de colágeno que determina a elasticidade da pele, muitas vezes é necessária uma ação local e outra sistêmica. Na forma de cremes com nanopartículas que irão penetrar na pele e estimular a formação de fibras de colágeno no local. Ou, pela ingestão de suplementos e alimentos que vão aumentar a síntese de colágeno no organismo.
O último cuidado é o CLAREAMENTO. As manchas actínicas ( causadas pelo sol) e as gravídicas ( melasmas) são de difícil tratamento. O clareamento tem o intuito de homogeneizar a cor da pele. Substâncias como a Hidroquinona, que clareiam a pele, são eficazes, mas ao menor contato com o sol as manchas podem voltar. Tornando assim este tratamento contínuo e sendo impreterível evitar o sol.
Desta forma, esses cinco cuidados com a pele são necessários e constantes se a pessoa quiser manter uma aparência jovem e uma pele sem rugas. Mas, outras armas são necessárias quando o envelhecimento já está instalado: preenchimentos ( com Ácido Hialurônico), toxina botulínica (Botox) e cirurgias ( Blefaroplastia – pálpebras e Ritidoplastia – face e pescoço). Todo este arsenal tem apenas um objetivo, retardar, ou retirar a máscara do tempo, atenuando as marcas que os anos imprimiram. A medicina evoluiu muito, hoje vemos atrizes de setenta anos com uma pele de quarenta, ou menos. Mas, para que esta evolução seja completa é necessário equilíbrio e harmonia da aparência com a saúde interna, do psiquê com a mente. Pois, é esta homeostase que representa a atitude positiva diante do envelhecimento, onde tudo se resume na felicidade interior que se exterioriza para que haja uma relação melhor entre todos.

Matéria publicada no Jornal Gazeta do Centro-Oeste edição de 26 de maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário